Dos regressos

O meu último exercício de escrita tem cerca de 12 000 caracteres, acusando a saudade desse tempo só meu de organização e sistematização de ideias. Foi a resposta ao desafio do Professor Matias Alves, em cuja sala de aula nunca me sentei, cuja mão nunca apertei, mas que tem sido um Professor há vários anos já, sem dúvida alguma (saborosas malhas que nesta Rede se tecem).

Escolhi-o, naturalmente, para marcar o regresso a este espaço de escrita, iniciado como desafio de um outro excelente Professor, Fernando Albuquerque Costa; espaço onde registei um diário do trabalho que realizei sob a orientação do Professor Domingos Fernandes e onde acabei por ter, mais tarde, excelentes trocas com o Professor António Dias Figueiredo. Em suma, o que sou e realizo como Professora e Formadora em boa parte a todos eles e a vários outros, a quem hoje considero amigos (Guilhermina Miranda, Nuno Barrela, José Lagarto), o devo. Obrigada!

No último parágrafo, registei o que se segue; para lerem todo o artigo (o último do ebook) podem clicar nesta hiperligação. Outras coisas paralelas que escrevi e que não registei aqui, neste hiato de 4 anos, podem ser encontradas no meu site.

A escola presente
Não sabemos se vivemos em fevereiro e março de 2021 o último período de confinamento, se teremos que regressar a uma escola qu

e não existia e que, entretanto, tentamos construir com entusiasmo mas também com dificuldades. Será, contudo ,importante lembrar que as fundações estão prontas: a consciência de que é preciso incentivar a autonomia do aluno, incentivar o aprender a aprender pois a aprendizagem ao longo da vida é chave de sucesso, valorizar cada vez mais a sua competência leitora, dotarmo-nos, todos, de competências para o trabalho com as ferramentas mais atuais e, sobretudo, de competências para o decifrar das mensagens nos meios mais atuais; lembrarmo-nos, mais do que nunca, de que os espaços para a aprendizagem colaborativa são valiosos.

Related Posts with Thumbnails

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *